Blitz de trânsito em Timóteo alerta motoristas sobre a restrição de tráfego de veículos pesados

Também foi realizada uma ação pela Defesa Civil e Corpo de Bombeiros nas residências situadas sobre a área do gabião localizado na avenida Acesita, entre os bairros Bela Vista e Ana Rita
PMT
I032929.jpg
Blitz trânsito pesado e vistoria imóveis Bela Vista

A prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, intensificou nesta semana a realização de blitzen educativas para alertar os motoristas de veículos pesados sobre o decreto que restringe a circulação de veículos de carga com peso bruto total acima de 45 toneladas. Essa vedação do tráfego ocorre a partir de 1º de novembro.

Nesta segunda-feira (23) agentes municipais de trânsito com o apoio da Polícia Militar fizeram uma ação de conscientização na Avenida Acesita, próxima à rotatória do quartel da 85ª Cia PM, no bairro Primavera. Além de conversar com os motoristas de caminhões pesados também foi entregue um panfleto contendo informações sobre as restrições ao trânsito em Timóteo. 

O fluxo de veículos pesados tem impactado negativamente a malha viária do município após a conclusão das obras de pavimentação da rodovia MG-760, que interliga as BR-381 e BR-262. O trânsito de veículos pesados, sobretudo os articulados, longos e com excesso lateral, sobrecarregou o perímetro urbano de Timóteo, haja vista que as vias internas da cidade não foram dimensionadas para receber essa demanda, especialmente na avenida Acesita. 

De acordo com o secretário municipal de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação, Sérgio Martins, o objetivo da blitz que está sendo intensificada nesta e na próxima semana visa alertar os motoristas de veículos pesados sobre as restrições que começam a valer a partir de novembro.

Ele enfatizou que a partir do próximo mês os agentes de trânsito passarão a observar a tara dos veículos e caso eles estejam acima de 45 toneladas os condutores serão notificados e será lavrado um auto de infração. Sérgio Martins reforçou que os motoristas de carga pesada devem evitar a MG-760 optando pela BR-381 ou BR-262 para acessar o Vale do Aço.

Vistoria na área do gabião

Em paralelo à essa ação equipes de Engenharia da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros realizaram na última quinta e sexta-feira visitas técnicas nas residências das ruas Mesquita e Ipatinga, ambas no Bairro Bela Vista. A iniciativa faz parte do calendário de visitas às áreas mapeadas no município pela Defesa Civil e tem caráter preventivo e pedagógico.  As residências visitadas estão em um terreno acima do gabião localizado na Avenida Acesita, no bairro Ana Rita, local que tem demandado a atenção por causa do aumento do fluxo de veículos pesados na chegada da MG-760. 

Os moradores foram orientados a evitar o plantio de determinadas espécies arbóreas, bem como sobre o risco de se construir no fundo desses lotes. Em um segundo momento ocorrerá uma ação conjunta entre a Secretaria de Obras e o Corpo de Bombeiros Militares na limpeza desses quintais com a retirada de espécies que geram sobrepeso no talude sobre o gabião. Ao todo foram realizadas 26 visitas domiciliares.

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem