Timoteo conquista nota máxima no Previne Brasil e se destaca na atenção primária

Município cumpriu integralmente os indicadores do programa do governo federal
PMT
I033236.JPG
Atenção Primária é destaque

A Secretaria de Saúde de Timoteo alcançou a nota máxima no terceiro quadrimestre de 2023 no programa Previne Brasil, que avalia o desempenho das equipes de saúde da família e da atenção primária no país. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Saúde e coloca Timoteo entre os municípios mais bem avaliados do Brasil. A Atenção Primária do município no terceiro quadrimestre 2023 cumpriu 100% dos indicadores do Previne Brasil, programa federal que avalia, a cada quatro meses, serviços desenvolvidos pelas unidades de saúde na Atenção Primária, para fazer o repasse do incentivo financeiro aos municípios.

O ano de 2023 foi o ano de virada na atenção primária em Timoteo, graças aos grandes investimentos feitos pela atual gestão. Desde 2018, foram realizados investimentos na construção de novas unidades de saúde, como as do Limoeiro e Ana Rita, na reforma da unidade do Novo Tempo, na nova sede da unidade do Ana Moura e na abertura do PSF do Alphaville. Além disso, as unidades foram equipadas com equipamentos novos e modernos, as equipes foram completadas com processos seletivos que garantiram a capacidade técnica dos profissionais, os colaboradores receberam capacitação continuada e os agentes comunitários de saúde foram valorizados com a aprovação de uma lei que mantém o vínculo deles enquanto houver o programa. A gestão também aprovou uma lei que define os critérios para a escolha dos coordenadores de unidade, baseados na capacidade técnica e na experiência.

A secretária de Saúde de Timoteo, Ana Paula Campos, comemorou o resultado e agradeceu o empenho de todos os envolvidos. "Esse é o reconhecimento do trabalho sério e comprometido que estamos fazendo na saúde de Timoteo. A atenção primária é a porta de entrada do sistema de saúde e é fundamental para garantir a qualidade de vida da população. Quero parabenizar e agradecer a todos os profissionais, gestores, conselheiros de saúde e usuários que contribuíram para essa conquista. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada vez mais a saúde do nosso município", frisou.

Indicadores

Através do Previne Brasil, o município tem que cumprir com sete indicadores de saúde, como acompanhamento das mulheres, gestantes, crianças e usuários com doenças crônicas. No ano passado, a Atenção Primária de Timóteo conseguiu avançar nos indicadores do Previne Brasil de forma consecutivas nos três quadrimestres, saindo do Indicador Sintético Final (ISF) de 98,2 % do recurso no primeiro quadrimestre, para 98,9% no segundo quadrimestre e 100% no terceiro quadrimestre. Os indicadores alcançados no Previne Brasil refletem diretamente na qualidade da assistência que está sendo prestada à população pelas equipes de saúde do município.

Entre os sete indicadores estabelecidos pelo programa, estão o acompanhamento da gestante com seis consultas de pré-natal, sendo a primeira até a 12ª semana; realização de exames de HIV e sífilis e consultas odontológicas; a coleta de exame preventivo do câncer de colo de útero (citopatológico), na faixa etária de 25 a 64 anos e assistência às crianças menores de um ano com a vacinação contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza (Pentavalente) e também a vacina VIP (Poliomielite). Dentro das metas, estão ainda o atendimento às pessoas com hipertensão arterial e diabetes.

O programa

O programa Previne Brasil foi consolidado através da portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, que estabeleceu novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. O novo modelo de financiamento está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre a população e as equipes de saúde.

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem