PMT

O plano possibilita a melhoria da qualidade de vida
A melhoria do sistema de transporte público, trânsito, segurança viária e acessibilidade são alguns dos pontos que compõem o Plano de Mobilidade Urbana, que está sendo elaborado pela Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente com apoio da Subsecretaria de Mobilidade Urbana da Secretaria de Obras, Serviços Urbanos, Mobilidade e Habitação.
A elaboração do plano foi iniciada, no mês de fevereiro, pelos estudos técnicos abrangendo diagnóstico da situação atual, referente aos principais dados sobre o sistema de transporte, infraestrutura viária e acessibilidade. Na fase atual, o projeto do Plano de Mobilidade será apresentado e discutido junto à população em audiências publicas , que serão abertas à participação dos vários segmentos da sociedade.
As audiências serão realizadas nos bairros no período de 19 de maio a 14 de junho, totalizando nove encontros. As oficinas serão executadas dentro do projeto Gabinete Itinerante, canal de diálogo da administração municipal com a comunidade. A primeira reunião está marcada para a próxima segunda-feira no Salão Comunitário Sônia Luz Andrade (Rua Bahia, 733, Grota dos Vieiras) ás 18:30, e abrangerá a Área 1, compreendida pelos bairros Petrópolis, Cachoeira do Vale e Santa Rita.
A mobilidade urbana é um aspecto fundamental das cidades que trata da facilidade de deslocamento das pessoas e bens dentro do município, de forma a promover ou tornar mais dinâmicas atividades sociais e econômicas, proporcionando a melhoria da qualidade de vida. O objetivo do Plano de Mobilidade Urbana é, basicamente, orientar o desenvolvimento e a organização do transporte e da circulação de pessoas e bens dentro do município, promovendo sustentabilidade, segurança e acessibilidade, o que refletirá na melhoria da qualidade de vida para a população de Timóteo.
Ao final das audiências, as informações recebidas serão condensadas e passarão pela análise técnica para elaboração da minuta do projeto de lei do Plano de Mobilidade Urbana. A legislação federal sobre a Política Nacional do Plano de Mobilidade Urbana não estabelece, de forma expressa, a necessidade de envio do projeto ao legislativo. De forma transparente e democrática, a administração municipal enviará o projeto de lei para apreciação pela Câmara Municipal, que representa a população. Após aprovação, as diretrizes estabelecidas no plano serão colocadas em prática.