PMT

Viabilidade da capina elétrica é estudada em Timóteo
Apresentadas para vários municípios, pela empresa Jardins Capina Elétrica, durante os congressos da Associação Mineira dos Município, a capina elétrica e a poda de gramíneas robotizada são tecnologias que vieram trazer soluções para a limpeza urbana, principalmente na questão do mato.
De acordo com Vinícius Fontes, diretor comercial da empresa Jardins Capina Elétrica, desde 2016 existe uma proibição do uso do herbicida químico no processo de capina. “Com essa determinação, muitas cidades vêm encontrando dificuldades para manter realmente a cidade limpa e a questão do mato é o que realmente prejudica bastante no aspecto visual, além de se tornar local para a proliferação de insetos, animais peçonhentos e, consequentemente, alastrar doenças”, destacou o diretor comercial.
A capina elétrica é uma tecnologia onde um trator aplica uma voltagem de 9 mil volts, fazendo com que o mato morra. A tecnologia promete uma janela de 90 a 100 dias sem o ressurgimento da vegetação. “Com um prazo maior sem mato, cidade passa a ter um controle maior das ações de limpeza urbana”, ressaltou Vinícius Fontes, que explicou a dinâmica para a realização da demonstração no município. Nós estivemos com o estande no congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM) e tivemos oportunidade de conhecer o prefeito Capitão Vitor o vice-prefeito, Marcelo Martins. Eles enxergaram a tecnologia como uma possível solução para alta demanda de capina na cidade, além de uma forma de viabilizar um novo aspecto de beleza, de limpeza para Timóteo. Nós estamos aqui para fazer um dia de campo, na prática, em algumas ruas, onde poderá ser constatado, daqui a alguns dias, a eficiência da nossa metodologia”.
A apresentação foi conduzida pelo especialista da empresa, Caio Glauco, e foi realizada nas ruas Bulgária, Alemanha, Suriname e Grécia, no bairro Ana Rita.
“Nós convidamos alguns prefeitos da região, eles vieram, e a empresa fez uma apresentação. A ideia é que nós possamos analisar essa tecnologia, se é eficiente e viável, para ser aplicada nos nossos municípios”, ponderou o prefeito Capitão Vitor.
O prefeito ainda destacou o portfólio da empresa, que já presta serviços em cidades como Catas Altas, Mariana e Itabirito, além de outros países, como Portugal.