PMT

Timóteo aposta em revitalização como uma das estratégias para educar a população e melhorar a fluidez no trânsito.
Em meio ao aumento do fluxo de veículos e pedestres no município de Timóteo, a sinalização horizontal (aquela feita diretamente no pavimento) tem papel fundamental, embora muitas vezes seja negligenciada no debate sobre mobilidade urbana.
Faixas de pedestres, linhas divisórias de pista, setas de direção e símbolos no asfalto são essenciais para orientar motoristas e garantir segurança a quem caminha. Segundo o subsecretário de Mobilidade Urbana, Sândalo Rosemberg, uma sinalização bem projetada e visível reduz acidentes e melhora a fluidez do tráfego.
Em Timóteo, iniciativas recentes de requalificação urbana vêm acompanhadas da revitalização das sinalizações horizontal e vertical. A Prefeitura tem apostado na renovação das faixas em vias de grande circulação, como forma de organizar melhor o espaço viário e facilitar o deslocamento, inclusive de ciclistas e pessoas com deficiência.
Aproximadamente 6 mil metros de sinalização horizontal já foram feitos e/ou revitalizados na cidade, acompanhadas da implantação de mais de 150 placas, que compõem a sinalização vertical. Outros pontos da cidade já estão programados para receberem intervenções no trânsito.
Paralelo às pinturas no solo e colocação de placas, a Subsecretaria de Mobilidade Urbana executou a abertura de vagas de estacionamento na rua Dezenove de Novembro, no Centro, em frente à Escola Estadual Antônio Silva, e também na avenida Monsenhor Rafael, no bairro Timirim.
Ainda de acordo com Sândalo Rosemberg, a falta de sinalização adequada pode ser especialmente crítica em regiões escolares, hospitais e cruzamentos movimentados. “Com o aumento da frota e as novas demandas da mobilidade moderna, as sinalizações horizontal e vertical deixam de ser mero detalhe e se consolida como pilar essencial para uma cidade mais segura, acessível e eficiente”, concluiu.